Hoje quero responder uma dúvida bem comum de muitos candidatos e partidos.
Muita gente acha que por não receber recursos em dinheiro para a sua campanha eleitoral, pode entregar a declaração e fazer a prestação de contas da campanha com os valores zerados. Isso é um erro e pode inclusive anular sua candidatura.
Preciso enfatizar e deixar claro que não existe nenhuma possibilidade da prestação de contas de candidatos ser entregue zerada.
>> Baixe grátis o Manual Simplificado de Prestação de Contas Eleitorais
Considerando que todo candidato:
- Recebe material gráfico de campanha da majoritária;
- Faz uso de carros de som;
- Precisa se locomover;
- Precisa nomear (contratar) advogado e contador.
Ainda que estes recursos sejam recebidos como doação e o candidato não desembolse qualquer quantia em dinheiro, eles precisam ser considerados e estimados na prestação de contas.
É bom lembrar também que, mesmo o candidato que desista de sua candidatura e não movimente dinheiro em sua conta de campanha, estará obrigado a prestar contas e a mesma não poderá estar zerada.
O simples fato do candidato ser obrigado por lei a contratar contador e advogado, ainda que estes doem os respectivos serviços, estas serviços serão contabilizados com seus devidos valores estimados de acordo com o cobrado normalmente pelo mercado, o que determinará o que estou insistindo em dizer: NÃO EXISTE PRESTAÇÃO DE CONTAS ZERADAS.
Quer saber mais sobre prestação de contas eleitorais?
Baixe grátis o nosso eBook com todas as informações que você precisa saber!