Como as igrejas podem ajudar as pessoas em tempos de crise

Como as igrejas podem ajudar as pessoas:  Diante de uma situação atípica que a pandemia do COVID-19 está nos impondo nos últimos tempos, alguns pontos da nossa vida estão sendo fortemente impactos além da saúde, como por exemplo, a nossa fé.

Afinal, se antes tínhamos o livre-arbítrio de escolher onde e com quem gostaríamos de estar, a situação atual nos impossibilita por um intervalo de tempo,  de praticarmos nossas crenças na forma tradicional nas igrejas.

 

Ainda mais neste momento difícil, a igreja tem papel fundamental na vida de milhares de pessoas, trazendo fé, esperança e amor.

 

Mas como se reinventar diante de um cenário tão complicado como o coronavírus? Pensando nisso, a Envisione traz neste artigo sobre como as igrejas podem ajudar pessoas em tempos de crise e como elas podem se reinventar neste momento para que assim continuem levando esperança para os necessitados.

 

Igrejas em tempo de crise – Como ajudar as pessoas?

Na maioria dos casos, as igrejas operaram de uma maneira tradicional, onde os fiéis vão até o local para praticar a fé. Mas como manter essa rotina, quando igreja precisa estar de portas fechadas?

Nesse momento, é preciso buscar soluções que façam com que o fiel, mesmo estando em casa, possa se sentir acolhido. Tais soluções podem ser encontradas facilmente através de canais de comunicação digitais, como:

  • Grupos do WhatsApp
  • Facebook
  • Aplicativos de vídeo conferencia
  • Youtube

 

Esses meios de comunicação são ideais para que os cultos possam continuar sendo transmitidos de maneira online e a fé continuar impactando pessoas diretamente de suas casas.

 

Dessa maneira, além de cumprirem sua missão, as igrejas podem aproveitar a oportunidade para começarem a repensar seu modelo de atuação e sua estrutura.

 

 

A criatividade para ajudar as pessoas

Os membros mais jovens das igrejas podem ajudar os de mais idade que não podem sair de casa por estarem no grupo de risco. Tal ajuda pode ser feita através de pequenos gestos, como:

  • Fazer compras no mercado
  • Buscar medicamentos
  • Pagar contas

 

Apesar de parecer simples, estas pequenas ações podem, sem dúvida, impedir que os idosos venham a contrair a COVID-19. Não seria esta ação uma demonstração do amor de Deus ?

 

 

As igrejas podem participar de campanhas

Muitas igrejas locais, como já foi mencionado anteriormente, estão diante de pessoas que estão passando muita necessidade e precisam, nesse momento de crise, o maior apoio possível.

Uma das formas que as igrejas podem ajudar as pessoas é assumindo o papel de intermediadora nas ações ações em favor dos mais necessitados.

No Rio de Janeiro, por exemplo, igrejas estão se unindo e montando campanhas para incentivar pessoas a doarem sangue para o HEMORIO.

Outra ideia muito interessante, estão em campanhas de arrecadação de alimentos para pessoas carentes que tiveram sua renda duramente interrompida por conta da pandemia.

 

Parcerias

É importante lembrar que vivemos num mundo cada vez mais colaborativo, e muitas vezes o que não se consegue fazer por falta de recursos, fica possivelmente viabilizado nas parcerias, e o que tem proposto muitas organizações ligadas as igrejas, como é o caso do QG DA PAZ em Belford Roxo, uma Associação sem fins lucrativos que desenvolve programas de tratamento na dependência de álcool e drogas.

 

 

Ferramentas Essenciais

E para que você consiga organizar os processos administrativos da igreja em tempos de crise, enquanto colaboradores também se mantém em segurança, a implantação de ferramentas online é fundamental.

 

Existem atualmente duas muito importantes no mercado que podem ajudar a igreja a realizar durante essa fase de adaptação, como:

  • Evernote
  • Trello
  • Zoom

 

Enquanto o primeiro pode ser usado para reunir pensamentos, tarefas diárias e organização de estruturas, a segundo já serve para que a equipe consiga se dividir em tarefas e o acompanhamento entre elas ser o melhor possível. Além disso o zoom tem sido uma ferramenta muito útil para reuniões mais administrativas.

 

Aplicativos e Tecnologias para Igrejas

Além das ferramentas apresentadas acima existem algumas que foram desenvolvidas especialmente para igrejas, segue as três que selecionamos como as melhores disponíveis no mercado.

1. InChurch

Ferramento bem completa e conta com os módulos de Gestão Financeira, Gestão de Células, Gestão de Membresia dentre outras soluções interessanantes.

2. Eklesia

Idealizado para ser um ambiente exclusivo para interação com a sua comunidade, permitindo Integração total em tempo real entre a Igreja, os líderes e seus Grupos, facilitando as divulgações de eventos e suas inscrições e mantendo os dados cadastrais atualizados. Tudo isso online no seu smartphone, com segurança e confiabilidade, fortalecendo o relacionamento da sua igreja.

3. Igreja Digital

Tem como proposta integrar todas as áreas de atuação da igreja para que pastores e líderes coordenem seus ministérios com eficiência máxima por meio de informações precisas e diretas.

 

A Envisione está sempre do seu lado, principalmente nesse momento difícil. Como especialistas no atendimento a igrejas e por conhecer a realidade das pessoas que são atendidas, disponibilizamos nossa central de atendimento para ajudar com ideias criativas nestes tempos. Estamos à disposição, e cremos que tudo isso vai passar! E depois queremos continuar te ajudando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá
Podemos te ajudar ?