Contabilidade Eleitoral 2018: Arrecadação de Recursos

Contabilidade Eleitoral

No que diz respeito a arrecadação de recursos na contabilidade eleitoral 2018 todo cuidado é pouco para não queimar a largada! É isso que tenho dito sempre com relação à contabilidade eleitoral na administração financeira das campanhas.

Muitos candidatos e partidos têm se precipitado e por desconhecimento acumulam prejuízos e dor de cabeça. Assim deixam de observar o cronograma sobre o início de arrecadação. Além disso desconsideram a contabilidade eleitoral para o cumprimento da lei e demonstração dos seus gastos.

Quem pode arrecadar recursos para a campanha eleitoral

 

 

 

As empresas cadastradas no TSE estão autorizadas a arrecadar recursos a partir do próximo dia 15 de maio deste ano. Portanto o repasse  aos pré-candidatos somente poderão acontecer com o cumprimento dos requisitos definidos na norma pelo TSE, sendo:

  • Requerimento do registro de candidatura,
  • Inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e
  • Abertura de conta bancária específica para registro da movimentação financeira de campanha.

 

Contabilidade eleitoral e o Financiamento coletivo

Uma vez formalizado o registro de candidatura, quem vai concorrer no pleito de 2018 terá que informar à Justiça Eleitoral todas as doações recebidas por intermédio de financiamento coletivo.

Essas informações devem ser prestadas mediante a utilização do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE). Pelo envio de relatórios de campanha a cada 72 horas, conforme prevê o artigo 50, § 2º da Resolução TSE nº 23.553/2017.

Se houver desistência do candidato, os valores recebidos devem ser devolvidos aos respectivos doadores. Consequentemente a devolução deve ser devidamente evidenciada e registrada pela utilização da contabilidade eleitoral.

A partir de 15 de agosto, as empresas e entidades arrecadadoras também deverão informar à Justiça Eleitoral as doações recebidas e repassadas aos candidatos. Isso deve ser feito por meio do validador e do transmissor de dados que serão disponibilizados pelo TSE.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.