Sendo Qual é o melhor momento para organizar os documentos para a Declaração do imposto de Renda? Sabemos que o início de todo ano, significa a mudança de vida de muitas pessoas, promessas e metas a serem concluídas. Porém, é muito importante sempre termos a atenção para começarmos a separar toda a documentação necessária para a declaração do imposto de renda.
E a principal dúvida de muitas das pessoas, e até mesmo dos clientes da Envisione durante este período está em como declarar o imposto de renda e quais os documentos necessários para prestar contas com a Receita Federal.
Esses documentos servirão como prova de comprovação dos seus gastos ao longo do ano, para que não receba nenhum tipo de multa ou guia adicional para pagar posteriormente.
Agora, quais são os documentos necessários para a declaração do imposto de renda?
Declaração do imposto de renda do ano anterior
Ao contratar um novo contador para elaborar a sua declaração será necessário a disponibilidade da declaração do imposto de renda do ano anterior, desta forma não haverá divergências de informações no processamento no ato da entrega para a Receita Federal.
Isso ajuda a adiantar algumas etapas do processo de envio de documentos, além disso faz com que a Receita acompanhe de maneira mais assertiva o crescimento do seu patrimônio.
No entanto se esse é o seu primeiro ano declarando o imposto de renda, não se preocupe com este tópico neste momento.
Documentos pessoais:
Esses, com certeza, são um dos principais documentos que você precisará separar para levar ao seu contador. Tenha em mãos a sua carteira de identidade, o CPF e o título de eleitor.
Por isso, verifique sempre a data de vencimento destes documentos e providencie a atualização a tempo, caso seja necessário.
Informe de Rendimento
Se você possui um contrato de trabalho ativo ou pode comprovar algum vínculo empregatício, consequentemente precisará apresentar entre os documentos necessários para a declaração do imposto de renda o informe de rendimentos.
Portanto esse documento é utilizado para mostrar a Receita Federal qual a origem dos seus ganhos durante aquele período e quais foram os valores deduzidos diretamente na fonte.
A empresa que você está vinculado irá disponibilizar o informe até o dia 28 de fevereiro, assim você terá o tempo necessário para encaminhar tudo para a contabilidade.
Comprovante de bens e despesas
Se você tiver algum tipo de comprovante referente aos bens adquiridos durante o ano anterior ou até mesmo gastos relacionados à saúde ou educação, é de suma importância anexa-los entre as papeladas em separação.
Quando o total das despesas dedutíveis for maior do que 20% do total dos rendimentos tributáveis, a declaração completa será mais vantajosa. Portanto vale guardar toda a documentação comprobatórios dos gastos em questão.
Documentos do seu banco comercial
Este documento é enviado de forma automático por todos os bancos que você trabalha, e geralmente ficam disponíveis a partir do final de fevereiro.
Eles servem para comprovar todas as operações e transações que foram feitas no ano. Serão computados todos os débitos, créditos e até mesmo o rendimento da poupança. Se você tem conta em mais de um banco, é de suma importância que separe esse informe de rendimento de todas elas.
Informe de rendimento da sua corretora de valores
Aqui, a situação é basicamente a mesma do banco comercial. Se você possui algum tipo de investimento, precisará apresentar toda essa papelada referente ao cadastro de todas as suas corretoras ativas.
Este documento também estará disponível no mesmo prazo estabelecido para os bancos comerciais.
Se você ainda tem alguma dúvida sobre os documentos necessários para a declaração do imposto de renda, conte com a equipe da Envisione. Tenha ao lado uma contabilidade preparada para atender a sua demanda.
Conta para nós aqui embaixo. Quais os documentos mais simples de começar a separar?