Gestão Eficaz na Escola Bíblica da Igreja

A Gestão da Escola Bíblica é um ato administrativo que pode ser explicado de forma simples, a administração clássica visava apenas o resultado da produção. Assim a Gestão além de envolver os atos administrativos visa igualmente cuidar das pessoas ou colaboradores que estão inseridos no processo, desta maneira, a gestão é gerir pessoas para alcançar um bem comum que é a produtividade da Empresa ou Instituição.

QUER UM TREINAMENTO SOBRE GESTÃO E CONTABILIDADE NA SUA IGREJA? FALE CONOSCO AGORA MESMO!

 

A EBD deve ser gerida com maior responsabilidade, exercendo com fidelidade e mordomia cristã e a chamada de Deus, uma vocação celestial de um dom ministerial (Ef 4.11). Da mesma forma que o próprio Senhor Jesus aplica ao discipulado a exigência de um planejamento e avaliação dos custos de ser um discípulo:

“Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?” (Lc 14.28).

Em suma, para liderar um departamento tão importante como é o de EBD, é necessário um planejamento eficaz.

1.As Etapas de um Planejamento para EBD

As etapas podem ser vistas no infográfico ao lado, onde cada etapa do processo é vista de forma lúdica.

  • Identidade Organizacional;
  • Brainstoming;
  • Plano de Ação;
  • Matriz FOFA ou SWOT;
  • Ciclo PDCA;
  • Metas SMART.

 

O Planejamento Estratégico é o processo, pelo qual, as lideranças decidem a rota para alcançar um ou mais objetivos. Assim, definindo os recursos que são necessários, o prazo para alcançar o objetivo, dentro do qual, as metas essenciais para o sucesso do empreendimento. Além disso se faz necessário a elaboração de, um  plano de ação.  Portanto toda organização para sobreviver precisa elaborar metas, sem elas, a médio e longo prazo a organização pode “estagnar”. Depois disso é necessário construir os caminhos que devem ser percorridos.  Ou seja, a palavra plano vem da ideia de ter um mapa de planejamento na guerra, já a palavra estratégia dicionário Michaelis define como: “a arte de dirigir coisas complexas, na Grécia era o plano de ação do general na guerra. Então a gestão se posiciona com o planejamento estratégico.

1.1. Identidade Organizacional

Algo que deve ser respeitado é a identidade da organização, e esta identidade que é a forma de vida e existência dela, como a igreja ou instituição se vê, pela autoconsciência da liderança local e como esta liderança trabalha isto ante os seus membros ou filiados. Portanto, a identidade está ligada a visão da organização, mas é o resultado visível desta, pelo filtro das pessoas que a compõe.

2. Brainstorming

Na segunda etapa, temos dentro do planejamento estratégico o estabelecimento de um brainstorming com a equipe. Ou seja, podemos definir as frentes de trabalho. Entretanto na Pós-modernidade, é comum, a fluidez dos relacionamentos e o acentuado individualismo ao invés de relacionamentos duradouros e a ênfase no grupo, na equipe, no corpo de Cristo, é bem verdade que, absolutamente ninguém faz alguma coisa sozinho, precisamos uns dos outros em colaboração. Além disso verifica-se quais são as prioridades e as possíveis ações a serem tomadas, chega a hora do plano de ação.

 

3. Ferramentos

O mundo mudou e a tecnologia precisa ser uma aliada na gestão de qualquer organização. Além disso hoje com muito pouco investimento sua igreja pode ter acesso ferramentas inovadoras para administrar sua escola bíblica.

4. Plano de Ação

O Plano de ação na gestão da Escola Bíblica precisa de clareza e para isso  aconselha-se o uso de uma ferramenta chamada de 5W2H ou a 5W2H1S, o que vai diferenciar uma da outra é a inserção do 1S, que indica um demonstrativo do resultado obtido, veja o modelo a seguir:

Quer saber mais sobre as próximas etapas de uma gestão eficaz para sua escola dominical? Clique aqui!

Lembre-se o planejamento é essencial para uma igreja ou departamento ter sucesso em seu desempenho e os resultados são visíveis.

Por:

Eliseu Fernandes Gonçalves.

Redator da Envisione Assessoria Contábil.

Autor do livro A Bíblia e a Gestão de Excelência através das ferramentas da Qualidade Total.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp