Proprietário de empresa precisa declarar imposto de renda ?

Proprietário de empresa precisa declarar imposto de renda? obrigatoriamente não. Até o ano de 2012 o empresário era obrigado a declarar imposto de renda simplesmente pelo fator de ser sócio de uma empresa. Agora, não é mais assim. Portanto desde então o simples fato de ser proprietário de uma empresa se não faz obrigatória a entrega da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física. Sendo os requisitos para a obrigatoriedade:

  • Pró Labore superior ao valor do limite de isenção da tabela doo imposto de renda;
  • Patrimônio composto por casas, carros e outros bens superiores a R$ 300 mil;
  • Retirada de Lucro com valor superior a 40.000,00.

 

Fontes de Renda

O proprietário de uma empresa pode retirar os seus rendimento na forma de pró labore ou com os lucros. Contudo para que a distribuição do lucro seja feita regularmente é necessário observar regras como a necessidade da evidenciação. Assim se faz necessário una contabilidade em dia.

 

Evolução Patrimonial x Imposto de Renda

Descuidar do planejamento e controle pode acarretar em prejuízos fiscais.  Muitos empresários compram imóveis, investem em renda variável e renda fixa e ignoram a contabilidade de suas empresas, logo não fazem a correta transferência de seus rendimentos. Assim fica difícil comprovar a origem do seu acréscimo patrimonial, além disso não são poucos que enfrentam dificuldades de comprovar suas rendas na hora de buscar financiamentos.

Vale lembrar o fato de estar desobrigado de entrar a declaração é importante que empresário entregue mesmo de forma facultativa, a Declaração Anual de Ajuste do Imposto de Renda é um documento que os bancos e financeiras pedem para uma avaliação de crédito. Então porque não entregar!

 

Doações par campanha eleitoral

Embora as empresas estejam proibidas de financiar campanhas eleitorais, os empresários não estão impedidos desde que observados os critérios da lei. Queto citar por exemplo o limite de 10% sobre o valor informado na declaração do ano anterior as eleições. Alguns empresários acabam ajudando amigos e por desconhecerem a Lei acabam pagando multas e perdendo dinheiro. Na hora de dar vale uma consulta para um contador especialista em contabilidade eleitoral.

Lembrando que anualmente temos que prestar contas ao Leão. Sendo assim mantenha sua documentação sempre organizada e na hora de fazer o seu imposto de renda forneça todas as informações financeiras e patrimoniais para o seu contador isso vai fazer toda a diferença. Pense Nisso!

Os comentários estão encerrados.

Olá
Podemos te ajudar ?
Powered by