Antes de falar diretamente das vantagens de legalizar uma empresa e mantê-la em situação regular, gostaria de dizer que quando você pensa que não é necessário legalizá-la, seja por qualquer fator ou motivo, eu garanto que, na menor das consequências, este empreendimento não terá qualquer chance de crescer.
Não há como evoluir a situação patrimonial de qualquer negócio lícito sem estar devidamente legalizado.
As operações financeiras e contratuais exigem, seja pela emissão da nota fiscal, seja pela compra de mercadorias para revenda ou matéria prima para produção e até mesmo para a contratação de mão de obra na prestação de serviços, que a sua empresa esteja devidamente regular para evitar problemas com a fiscalização.
Sendo assim, o que você e sua empresa ganham como vantagens ao estar legalmente constituída:
1) Possibilidade de vender ou prestar serviços para grandes empresas;
2) Autorização para participar de licitações públicas;
3) Acesso à linhas de crédito com juros muito mais atraentes;
4) Maior segurança na contratação de funcionários;
5) Maior retenção de funcionários, pois pode oferecer benefícios que não existem na informalidade;
6) Maior facilidade na compra de matéria-prima e produtos para revenda, com acesso direto aos fabricantes.
Além do mais, algumas operações comerciais não são suportadas por pessoa física. A Receita Federal tem se destacado cada vez mais por suas ações e avanço na informatização da relação entre o fisco e o contribuinte.
Eu mesmo conheço casos em que, pelo cruzamento de informações bancárias e de compras, algumas pessoas tiveram graves problemas com a Receita Federal por acreditarem que não precisavam legalizar o seu negócio.
Pense nisso!