Está mesmo pensando em abrir ou legalizar a sua empresa? Você sabe qual o investimento necessário para abrir o seu negócio? Qual margem de lucro aplicar? Qual deve ser a venda mínima para cobrir os seus custos? Quanto os seus concorrentes estão cobrando? Quanto de imposto você vai pagar? Qual o melhor regime tributário?
É bom você conferir algumas informações que poderão ajudar você a se encontrar e tomar uma decisão melhor.
Em primeiro lugar, saiba que você não está sozinho nessa jornada. De acordo com o Serasa Experian, em 2015, foram criadas quase 2 milhões de novas empresas no Brasil, o número representa um aumento de 5,3% se comparado com os novos empreendimentos registrados em 2014.
O setor de serviços continua atraindo a maior quantidade de novas empresas. Em 2015, 1.198.698 companhias foram abertas, o equivalente a 61% do total. Em seguida, no acumulado dos 12 meses, surgiram 598.180 empresas comerciais (30,5% do total) e, no setor industrial, foram abertas 160.634 empresas (8,2% do total).
Mas o outro lado da moeda revela um quadro triste, mais de 27% das empresas no Brasil fecham as portas antes mesmo de completarem um ano de idade. E metade das que sobram não chegam aos quatro anos
No Brasil, os impostos podem chegar a até 93% do preço de produtos e serviços, o que torna a vida muito difícil para alguns nichos de empresas. Além disso, as normas tributárias sofrem alterações quase todos os dias e é preciso ficar bem atento com tantas mudanças.
Mas, espere! Você não precisa fazer parte da estatística das empresas que fecham as portas.
Uma assessoria contábil bem feita e experiente, que foque não apenas nos aspectos contábeis, mas que tenha uma visão mais ampla do seu empreendimento e do mercado, pode contribuir e muito para o sucesso, longevidade e uma maior lucratividade da sua empresa.
Pense nisso!
Compartilhe este artigo e deixe o seu comentário aqui. Será um prazer saber o que você tem a dizer!