Posso pagar imposto só depois de receber do cliente?

Posso pagar imposto só depois de receber do cliente? Esta pergunta é importante e a resposta é sim. Existe a possibilidade de você prestar um serviço, emitir a nota fiscal e tributar a partir do recebimento pelo serviço que prestou. Assim as empresas optantes pelo Simples Nacional tem a possibilidade de escolher no mês de janeiro de cada ano o regime que vai utilizar para o recolhimento do imposto.

Regime de Caixa x regime de Competência

No início de cada ano a empresa optante do simples nacional pode escolher entre o regime de caixa ou o regime de competência para o pagamento dos impostos. Assim temos:

  • Regime de Caixa: Nesta opção o micro e pequeno empresário pode pagar o imposto devido no ato do recebimento do serviço prestado ou pela venda da mercadoria, isso significa que nos casos de inadimplência o empresário pode preservar o seu caixa, considerando que o pagamento do imposto vai acontecer no ato do recebimento.
  • Regime de Competência: Neste caso o pagamento do imposto acontece no mês seguinte da emissão da nota fiscal, independente de a empresa ter recebido ou não.

 

Gestão e Controle

Para a utilização do benefício do regime de caixa é necessário um rigoroso controle das contas a receber. Entretanto vejo como é importante o uso da tecnologia para melhor proveito dos benefícios deste regime de recolhimento de impostos. Ao meu ver poucos aproveitam, especialmente as micro empresas. Os micro empresários ainda resistem demais a tecnologia.

 

O índice de mortalidade das micro e pequenas empresas no Brasil ainda é muito alto. Sendo que a alta carga tributária, a falta de planejamento e controle são apontados como principais fatores. É recomendável saber todos os impostos envolvidos na operação da sua empresa antes mesmo de tudo começar. Assim sua futura empresa pode não fazer parte desta triste estatística.

Está em dúvida sobre o melhor enquadramento de imposto para sua empresa?

Fale com a gente agora mesmo!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os comentários estão encerrados.

Olá
Podemos te ajudar ?
Powered by