Até quando posso receber de pró-labore?

Pró-labore é o salário, a remuneração do proprietário, sócio da empresa. Ele trabalha e precisa receber como qualquer empregado.

O empresário dedica seu tempo, vai até a empresa, oferece o seu serviço de administrador e, por conta disso, é remunerado pela empresa do qual ele é dono. Nós chamamos isso de pró-labore.

 

Contribuição Previdenciária

É a partir do pró-labore que será feito o cálculo, por exemplo, do desconto de INSS e que será sua contribuição para previdência social. Sendo assim o empreendedor terá os direitos de garantia pela previdência social, como: um benefício de auxílio de doença ou até mesmo sua aposentadoria.

 

A capacidade financeira da sua empresa é muito importante. Portanto ao definir o seu salário, o seu pró-labore, você precisa verificar as condições da sua empresa. Muitos empresários tem cometido um grande erro neste sentido retirando aquilo valores incompatíveis com o tamanho do seu negócio, deixando assim em risco a continuidade.

Capacidade da sua empresa

Tenho um caso no escritório, por exemplo, de uma pessoa que tinha um emprego e ganhava mais ou menos em torno de R$ 8 mil. Esta pessoa montou um negócio e começou a trabalhar. No entendimento dela, a empresa deveria pagar pelo menos aquilo que ela já ganhava no emprego anterior.

Isso gerou um transtorno, um problema pro negócio dela porque a empresa não tinha capacidade para remunerá-la à altura do que ela ganhava como empregada de carteira assinada.

Planejamento

Na hora de calcular o seu pró-labore é muito importante que você faça um planejamento, reconheça e saiba a capacidade da sua empresa em remunerar o seu trabalho. No entanto é possível estabelecer remuneração fixa e variável, esta um forma muito interessante de estabelecer o pro labore em mercados que suas receitas oscilam muito.

 

Conclusão

A definição do limite para o recebimento do pró labore está diretamente ligado a capacidade financeira do negócio, bem como ao seu interesse. Assim é fundamental um planejamento como objetivo de garantir o seu futuro sem prejudicar a sua vida no presente. Se ainda tem dúvidas sobre o pró labore deixe sua pergunta no link abaixo.

Pró Labore

 

Os comentários estão encerrados.

Olá
Podemos te ajudar ?
Powered by