Quando a pessoa jurídica é mais vantajosa para o advogado?

Quando a pessoa jurídica é mais vantajosa para os advogados

Vantagens da Pessoa Jurídica para Advogados

Ao começar a trabalhar você precisa saber quando a pessoa jurídica para advogados é mais vantajosa. Por isso é normal que o advogado comece a pensar em profissionalizar seus serviços e pensar em abrir uma pessoa jurídica. Mas, qual será o momento em que a pessoa jurídica é mais vantajosa para o advogado?

 

É importante que o profissional entenda que não existe uma decisão certa e errada, e sim, em qual momento o escritório ou o volume dos serviços acabará compensando essa mudança específica.

 

Os advogados costumam ter dois tipos diferentes para trabalhar como pessoa jurídica. E você sabe quais são eles? Sabe definir se esse é o momento ideal de ter um CNPJ? É isso o que a Envisione vai abordar neste artigo para a sua tomada de decisão.

 

Quais tipos de pessoa jurídica existem?

Ao decidir transformar se transformar em uma empresa definitivamente, você como advogado, poderá optar por dois tipos de pessoa jurídica:

  • Sociedade Unipessoal de Advogados
  • Sociedade de Advogados

 

Em qualquer uma delas, você poderá aproveitar de benefícios em relação a advogar como pessoa física. E vamos falar sobre cada uma delas brevemente, para que você decida qual delas é a melhor forma para você.

 

Sociedade Unipessoal de Advogados

Se o seu serviço está começando a aumentar, mas você não demonstra interesse em trabalhar com outros profissionais, a sociedade unipessoal de advogados pode ser uma excelente maneira te construir a sua pessoa jurídica.

 

Afinal, além de facilitar bastante na abertura do seu escritório, essa pessoa jurídica para advogados se mostra excelente para conseguir usufruir de todas as vantagens existentes.

 

Sociedade de Advogados

Como o nome sugere, este tipo de pessoa jurídica dentro do ramo do direto significa que você pode ter um escritório de advocacia com outra pessoa. Este é o caso de um de nossos clientes a Anjos & Santos Advogados Associados.

A pessoa jurídica é mais vantajosa para o advogado que pretende abrir uma sociedade ou um escritório com outro profissional da mesma profissão, atuando em áreas iguais ou diferentes, complementando um o serviço do outro.

 

Quais as vantagens da pessoa jurídica para advogados?

E como saber se virar uma pessoa jurídica é mais vantajoso para o advogado? Separamos aqui os principais motivos que você deve levar em consideração ao tomar esse passo.

 

Tributação da Pessoa Jurídica para Advogados:

O advogado poderá pagar menos tributos se estiver enquadrado em Simples Nacional. Para que isso aconteça, o enquadramento pode ser feito através de microempresa (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP). A escolha vai depender do faturamento anual dos seus serviços prestados.

 

A diferença de tributação pode ser muito significativa, onde em alguns casos, você pode deixar de pagar 27,5% e ser tributado apenas a taxas de até 4,5% (dependendo de uma série de fatores).

 

Liberdade de trabalho:

Você poderá estar mais livre para aumentar o valor percebido dos seus serviços sem medo de ultrapassar a tributação anual como pessoa física.

 

Além disso, poderá se juntar com outros advogados em causas e serviços específicos, abrangendo maiores áreas e podendo atender melhor aos seus clientes.

 

Permite Participação nos lucros

Em alguns tipos de pessoa jurídica para advogados, a participação de lucros poderá ser feita de forma igualitária para todos os profissionais envolvidos no serviço prestado.

 

Isso faz com que seu networking seja ampliado, seus serviços sejam mais abrangentes e o seu nome passe a virar uma autoridade na região onde você atua.

 

Independentemente da sua escolha, conte com uma contabilidade especializada para fazer a sua transição para de advogado de pessoa física para pessoa jurídica. A Envisione consegue te acompanhar em todo o processo e te oferecer as melhores opções para continuar trabalhando de forma legal e otimizando ainda mais os seus lucros anuais.

 

Entre em contato com a nossa central de atendimento e tire todas as suas dúvidas com o nosso time de especialistas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá
Podemos te ajudar ?