Ter uma contabilidade ao seu lado é fundamental para evitar possíveis problemas como a exclusão do Simples Nacional, uma vez que anualmente a Receita Federal envia comunicados de pendências que impedem a permanência no Regime do Simples Nacional.
As mudanças, se não acompanhadas, acabam impactando diretamente no regime tributário da empresa. E caso seu negócio seja excluído do Simples Nacional, pode ocasionar uma série de complicações.
É através desta opção que as cargas tributárias são menores, burocracias são em menor demanda e o pagamento de impostos pode ser feito através de uma única guia: o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).
Quer saber como a exclusão do Simples Nacional acontece? A Envisione separou algumas razões as quais vemos alguns clientes saírem desta categoria todos os anos.
Como funciona a Exclusão?
A exclusão do Simples nacional é feita todos os anos após uma busca minuciosa pela Receita Federal, com o objetivo de conferir se todos os negócios estão de acordo com as regras.
Quando alguma irregularidade é identificada, o órgão competente apenas envia uma carta informando a decisão da exclusão, mostrando quais são os motivos que levaram a sua não permanência na categoria.
Apesar de ainda oferecer um prazo para a regularização das pendências existentes, o seu negócio (juntamente com o contador) precisam solucionar a situação dentro do período pré-determinado. Caso contrário, a exclusão será feita e você só poderá tentar voltar ao quadro no ano seguinte.
Quais são os motivos para exclusão do Simples Nacional?
Para que sua empresa não corra o risco de ser excluída do Simples Nacional, é preciso estar atento (a) a alguns fatores como:
-
Sócio como pessoa jurídica
Uma empresa que esteja enquadrada dentro do Simples Nacional, jamais poderá ter como sócia uma outra empresa. Isso automaticamente já decreta a exclusão do quadro.
Caso isso ocorra, é necessário que o contador avise os órgãos responsáveis para que a exclusão seja feita de maneira voluntário no mês subsequente à mudança.
-
Limite de Faturamento
Para ter sua empresa dentro desta categoria, é necessário estar dentro do limite de faturamento de até R$ 4,8 milhões anuais. Isso representa um faturamento mensal de aproximadamente R$ 400.000,00.
-
Dívidas
Pendências com impostos e guias não pagas podem resultar na exclusão do Simples Nacional. Para isso que isso não aconteça, é necessário que algumas guias não tenham pendências de pagamento na virada do ano, como:
-
Receita Federal
-
GPS (Guia da Previdência Social)
Quais as consequências da exclusão do Simples Nacional?
Para muitas empresas que acabam sendo excluídas do Simples Nacional, isso significa o início do fim do seu negócio.
Assim sendo a empresa passa para um outro enquadramento, o lucro presumido. Aqui, os impostos além de ficarem extremamente mais altos, os impostos costumam ser muito mais rigorosos em relação a prazo.
Essa diferença em valores pode resultar em um aumento de até 30% no faturamento geral, o que causará um grande impacto no caixa. Por isso, pagar os impostos em dia é tão importante quanto manter a folha de colaboradores sem pendências.
Para não correr o risco da exclusão do Simples Nacional na sua empresa, tenha uma contabilidade preparada para fazer os cálculos durante o ano e administrar as situações fiscais.
A Envisione é especialista em cuidar de empresas que estejam neste enquadramento. Além da experiência comprovada, você terá o seu negócio muito mais seguro. Entre em contato com a central de atendimento e entenda mais sobre o tema.